O Entroncamento é um município que abrange apenas a cidade e do qual fazem parte duas freguesias: a de Nª Sª de Fátima que é aquela onde se localiza a nossa escola e a de S. João Batista.
Este projeto teve início com a proposição de três questões:
Quem somos?;
Quantos somos?;
O que temos para partilhar?.
Os textos dos nossos alunos pretenderam dar resposta à primeira pergunta. Mas porque queremos saber o que está para além dos portões da nossa escola, marcámos encontro com o Sr. Presidente da Junta de Freguesia a que pertencemos para lhe formularmos essas perguntas: Quem somos? e Quantos somos?
Fomos muito bem recebidos. O Sr. Presidente mostrou-nos as instalações da Junta de Freguesia e falou-nos dos órgãos que aí funcionavam e quais as suas atribuições. Aproveitando esta ocasião, alguns meninos colocaram algumas dúvidas e revelaram alguns problemas e falhas que encontravam nas instalações da nossa escola, nomeadamente a falta de climatização que se faz sentir, principalmente quando as temperaturas são mais excessivas.
Quanto às nossas questões, o Sr. presidente respondeu-nos que não tinha números exatos, mas que estava o assunto estava a ser tratado e, em breve, nos daria uma resposta mais concreta. De momento, apenas nos disse que dos grupos de estrangeiros a viverem na freguesia, tinha havido um aumento significativo de brasileiros e também de angolanos. O número de pessoas vindas dos países de leste, nomeadamente da Ucrânia, já tinha sido maior, pois alguns deles teriam partido para outras localidades ou até mesmo para fora do país. A comunidade chinesa também tem algum peso, dada a intensa atividade comercial que desenvolve e está estabilizada. A comunidade cigana também é significativa, tanto pelo número dos seus membros como pela mobilização de meios de apoio social, económico e educativo que mobiliza.
Sem comentários:
Enviar um comentário