terça-feira, 1 de janeiro de 2019

O meu nome é Sofia


Olá!
O meu nome é Sofia e tenho 9 anos.
Embora viva no Entroncamento, toda a minha família é natural da Chamusca, uma vila que pertence ao distrito de Santarém e é muito conhecida pelos seus campinos e pela sua dedicação aos toiros e aos cavalos. Os meus bisavós, quer maternos, quer paternos trabalhavam no campo. Era uma vida muito dura! Segundo me contam, trabalhavam desde pequenos e durante muitas horas. Passavam muita fome e muitos deles não iam à escola.
Na Chamusca uma das tradições são as danças e cantares do povo que hoje se cantam e dançam nas festividades da terra pelo Rancho Folclórico. A Chamusca é muito ligada ao cultivo da terra, logo, sempre se comeu aquilo que a terra dá: couves com feijão, muita salada de alface e tomate, batatas, entre outros produtos. Um doce tradicional da Chamusca e cuja receita vem passando de geração em geração são as trouxas d’ ovos. Ainda hoje, a minha tia, irmã do meu pai, faz umas trouxas d’ ovos elogiadas por toda a gente. Uma delícia!!!

1 comentário:

  1. Para complementar o seu texto, a Sofia trouxe-nos dois presentes: uma taça de trouxas de ovos feitas pela tia, com ovos caseiros e um livro com textos da sua bisavó materna.
    Escusado será dizer que as trouxas de ovos foi de comer e chorar por mais.
    Quanto ao livro, a Sofia nos disse-nos que a sua bisavó escrevia depois de um dia de trabalho no campo e que a sua impressão foi da iniciativa da sua mãe e da sua tia. A Sofia leu um dos textos que todos apreciámos. Eu, particularmente, fiquei muito sensibilizada com a carga emocional de todos estes gestos.
    Por tudo, quero manifestar a minha gratidão a quantos contribuíram para que estes momentos fossem possíveis.

    ResponderEliminar